March 9, 2023

Byewaste Telheiras

A última quinta-feira, dia 2 de março, foi um dia importante para a cidade de Lisboa. A Byewaste lançou oficialmente o seu serviço no bairro de Telheiras!

O evento de lançamento teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Lisboa, a "Biblioteca Orlando Ribeiro" (Estr. de Telheiras 146, 1600-772 Lisboa, Portugal), durante o qual o novo projeto-piloto sobre Economia Circular foi apresentado ao público. A iniciativa foi desenvolvida nos últimos meses graças à colaboração entre a Parceria Local de Telheiras, a Câmara Municipal de Lisboa, a Lisboa E-Nova e a Junta de Freguesia do Lumiar com a Byewaste, e finalmente ganhou vida.

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com esta iniciativa, somos uma empresa neerlandesa sediada nos Países Baixos, e agora expandimos para Portugal. Estamos a operar no campo da Economia Circular, fornecendo soluções convenientes para permitir que as pessoas eliminem facilmente os seus artigos usados e evitem acumular resíduos desnecessariamente.

Em Telheiras, mais especificamente, ajudamos os cidadãos a eliminar gratuitamente objetos antigos e a dar-lhes uma segunda vida com a ajuda de uma rede de parceiros locais sustentáveis. Isto significa que, durante toda a duração do projeto, a população de Telheiras poderá doar eficazmente têxteis, dispositivos eletrónicos, brinquedos, livros e pequenos artigos domésticos e contribuir ativamente para prolongar a utilidade e a vida útil de todos estes objetos e materiais mencionados.

Como faço para doar os meus artigos, mais exatamente?”, poderá estar a questionar-se. Bem, é muito simples. Os cidadãos podem deixar os seus próprios objetos recicláveis em vários locais chamados “pontos de entrega”, que estão estrategicamente localizados no bairro de Telheiras. Poderá reconhecer o ponto de entrega através do cartaz pendurado no exterior, que lhe indicará o local certo.

Confira os pontos de entrega

Não precisa de nenhuma embalagem em particular para encaixotar os seus objetos, basta usar qualquer caixa de cartão ou saco. Certifique-se apenas de que os objetos estão separados por tipo. Isso facilitará o processo de classificação para os nossos colaboradores! Quando os objetos forem recolhidos, serão eventualmente selecionados e encaminhados por um grupo local de voluntários, que se encarregará de reutilizar esses objetos.

Ao certificar-se de que cada artigo acaba no lugar certo, a população local pode evitar que seja incinerado ou que acabe em aterros. É assim que pretendemos abraçar comportamentos sustentáveis e encorajar as pessoas a devolver à sua comunidade e ao planeta, facilitando ao mesmo tempo a sua vida e tornando as suas muito mais limpas!

Os presentes convidados ficaram impressionados com o possível impacto nas práticas comunitárias. De facto, logo no início da sessão, Luìs Pereira, do Centro Convergência Telheiras, explicou brevemente a visão do projeto-piloto e os seus benefícios para a cidade e os cidadãos.

Logo após a breve introdução de Luìs, a nossa Designer de Serviços, Sara Filippini, explicou a missão da empresa de mudar a perspetiva sobre os resíduos como um recurso que ainda preserva valor. Em seguida, o nosso CEO Tommaso Troiani salientou a importância de promover a reciclagem e partilhou a experiência que a empresa reuniu nos Países Baixos após 4 anos de prática.

Em conclusão, os representantes da Câmara Municipal de Lisboa partilharam mesmo a sua vontade de explorar a viabilidade do projeto-piloto noutros bairros da cidade. Todas as partes expressaram o seu compromisso de trabalhar em conjunto para promover práticas sustentáveis em Lisboa e colaborar ainda mais no futuro.

O evento foi um primeiro passo positivo para a cidade e o compromisso da Byewaste com a sustentabilidade foi definitivamente bem recebido pelas partes envolvidas.