February 16, 2023

Destralhar: 5 dicas eficazes para uma casa organizada

A sua casa tornou-se uma fonte de stress, em vez de um lugar para relaxar?

Conhecemos a sensação e estamos aqui para ajudar. Encontrará as melhores dicas para destralhar a sua casa neste guia rápido e despretensioso. Vamos começar!

Nos últimos anos, as nossas vidas tornaram-se cada vez mais atarefadas. Como resultado, as nossas casas transformaram-se num reflexo meticulosamente preciso dos nossos estados mentais. Os nossos armários estão cheios de artigos de que não precisamos, pelo que é um desafio permanente encontrar as coisas que realmente procuramos. Por puro desespero, damos por nós a comprar o mesmo produto mais uma vez, o que só contribui para o caos.

Se fica ansioso por ter de passar a revista a todos os seus artigos e ainda não começou a tão esperada grande limpeza depois de ter assistido a todos os episódios de Ordem na Casa, com Marie Kondo, nós estamos aqui para o ajudar. Continue a ler para saber qual a melhor abordagem para destralhar a sua casa. Vamos debater os seguintes temas:

1.  Concentre-se numa divisão de cada vez
2. Divida a sua lista de afazeres em subtarefas
3. Categorize os artigos que deseja deitar fora
4. Invista em caixas de armazenamento práticas
5. Mantenha a sua casa organizada

Porque devo destralhar?

Embora o facto de estar a ler este artigo indique que pretende limpar a sua casa num futuro próximo, poderá precisar de alguma motivação adicional para dar o primeiro passo. Gostaríamos de discutir consigo os três principais benefícios de ter a sua casa organizada.

 

1 Menos stress

Esta primeira razão é, na verdade, a mais importante: sabe-se que o estado do ambiente que nos rodeia tem um efeito profundo na nossa saúde mental. Enquanto o caos causa stress, o investigador relata que uma casa arrumada diminui os nossos níveis de cortisol e ajuda-nos a recuperar a sensação de controlo.

2 Menos limpeza

Se for como nós, as limpezas profundas semanais não é algo que anseie fazer. Por conseguinte, o segundo benefício de destralhar a casa é que simplesmente passam a existir menos objetos para limpar. Isto significa que terá mais tempo para relaxar.

3 Benefícios financeiros

Sejamos claros: os nossos bens custam dinheiro e tempo (que é basicamente a mesma coisa). Devem ser atualizados, mantidos e reparados. Devemos manter um artigo connosco apenas se valor o esforço. Livrar-se de todas as outras coisas pode fazer com que poupe dinheiro numa base mensal.


As nossas dicas para destralhar a sua casa

1 Concentre-se numa divisão de cada vez

Neste momento, todos estamos bem conscientes de que a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo de forma eficiente é um mito. Contudo, um começo demasiado entusiástico pode dificultar a sua capacidade de destralhar a sua casa de forma eficiente. Se quiser fazer demasiadas coisas ao mesmo tempo, poderá dar por si a tentar limpar os seus armários de cozinha e guarda-roupa ao mesmo tempo. Isto não é uma boa ideia. Concentre-se numa divisão de cada vez para evitar ficar sobrecarregado com a enorme quantidade de trabalho. Desta forma, pode também retomar facilmente o trabalho se não conseguir terminar tudo num só dia.

2 Divida a sua lista de afazeres em subtarefas

É realmente muito importante adotar uma abordagem estruturada para destralhar a sua casa. Por muito motivado que esteja, nunca deve começar a limpar às cegas sem antes formular uma lista de afazeres. Para cada divisão, enumere todas as tarefas que gostaria de realizar. Divida cada tarefa grande em subtarefas mais pequenas. Poder marcar regularmente uma tarefa como estando concluída pode ser motivador, e os projetos que parecem “demasiado grandes” levam frequentemente à procrastinação. Fazer algo é sempre melhor do que não fazer nada, por muito pouco que seja. DICA: Para se motivar ainda mais, pode apostar nas recompensas. Por exemplo, sempre que termina uma tarefa da sua lista, pode dar-se permissão para ver um episódio da sua série favorita.

3 Categorize os artigos que deseja deitar fora

Quando destralhar a sua casa, compensa ser rigoroso. Retire tudo o que possui dos seus armários para decidir o que fazer com os seus artigos. Em caso de dúvida, pergunte-se sempre quando utilizou um determinado artigo pela última vez. Evite acabar com um monte de coisas que precisam de ser classificadas uma segunda vez, trabalhando com categorias separadas desde o início. Utilize sacos ou caixas designadas para indicar o que quer guardar, o que quer eliminar e o que precisa de ser levado para um lugar diferente. Pode dividir a segunda categoria em artigos que podem ir para o lixo e aqueles que podem ser levados para um local diferente.

4 Invista em caixas de armazenamento práticas

Por muito poucas coisas que possua, o seu espaço nunca estará arrumado se não tiver onde colocar os seus pertences. Invista em caixas de armazenamento práticas para fazer uso de todo o espaço de que dispõe. Garantimos-lhe que não se arrependerá desta decisão! Molas para papel, cestos e divisórias de gaveta: existe uma solução adequada para cada divisão. Não se esqueça de utilizar e otimizar a parede e outros espaços perdidos (tais como debaixo da sua cama ou escadas). Se armazenar os seus bens de forma eficiente, as suas coisas nunca mais estarão no seu caminho.

5 Mantenha a sua casa organizada

Depois de destralhar a sua casa, é importante pensar numa forma de manter a sua casa organizada. Faça-o da maneira mais simples possível, para não se sentir tentado a cair novamente nos seus velhos hábitos. Atira sempre a sua roupa suja para um canto do seu quarto? Coloque o seu cesto da roupa suja exatamente nesse sítio! Costuma fazer compras por impulso? Evite deslocar-se ao centro comercial demasiadas vezes e escreva uma lista de compras antes de sair. Comece a perguntar-se sempre que quiser comprar algo “Preciso mesmo disto?”. Pode até colocar uma pequena nota com esta pergunta na sua carteira para se lembrar.

DICA: Hoje em dia, muitas empresas oferecem a opção de não receber cartas e brochuras. Além disso, pode colocar um adesivo “Publicidade não” na sua caixa de correio. Isto irá ajudá-lo a reduzir a papelada.